Telefone - Academia Stayfit (44) 3055 4343Whatsapp - Academia Stayfit (44) 9 9945 4343

Pós-treino pode melhorar eficácia dos exercícios

Postado dia 23/07/2015 10:26:35 - Por:
Pós-treino pode melhorar eficácia dos exercícios

Quem pratica atividade física com frequência costuma focar apenas nos cuidados alimentares antes do exercício para que o treino seja eficaz. O receio de algumas pessoas com o ganho de peso ou a insegurança de fazer uma refeição adequada após determinados horários, como à noite, quando o nosso metabolismo está mais lento, são fatores que reforçam que há necessidade de mais informação sobre o assunto, sempre priorizando o acompanhamento nutricional.

 

As precauções que devem ser tomadas após a prática da atividade física são, muitas vezes, até mais importantes do que a preparação pré-treino. E engana-se quem pensa que o cuidado deve ser redobrado apenas com questões alimentares. Dar preferência ao alongamento pós-exercício e não tomar banho logo depois da prática de atividades são atitudes que podem contribuir, respectivamente, para o bem-estar e para a higiene do esportista.

 

 

Alongar antes ou depois?

 

O exercício, o aquecimento e o alongamento são atividades que devem caminhar juntas quando o assunto é dar um fim ao sedentarismo. De acordo com especialistas, a ordem em que essas ações devem ser realizadas e a importância de cada uma para determinadas modalidades e níveis de intensidade influenciam o condicionamento físico e o trabalho da musculatura. Assunto que divide opiniões, principalmente entre pesquisadores, o alongamento ainda gera uma série de dúvidas em relação à frequência e à maneira correta de ser executado.

 

O momento de realizar o alongamento depende muito da pessoa e da modalidade. É uma questão de  adaptação e tempo. Mas alongar após o treino é importante,  ainda o alongamento como fator fundamental para a o bem-estar pós-atividade, principalmente para idosos e iniciantes.

 

Algumas pessoas associam a dor corporal do dia seguinte apenas com a falta de alongamento. Porém, uma das questões que mais compromete isso é o aquecimento, que é de suma importância e deve ser realizado antes de qualquer atividade física.

 

O alongamento relaxa e enrijece a musculatura, auxilia o trabalho das articulações e da circulação sanguínea. Não há contraindicações para alongamentos pré-exercício, mas o aquecimento deve ser visto como atividade prioritária.

 

A recomendação é que seja feito um aquecimento dinâmico e um alongamento depois, principalmente para quem treina musculação. Para a musculatura não relaxar antes da prática de atividade física, o aquecimento já prepara o esportista. 

 

Carboidrato ou proteína?

 

Refeições devem ser feitas antes e depois da prática de exercícios, independente da modalidade e do nível de intensidade. Ganhar massa muscular, perder peso ou melhorar o condicionamento físico são objetivos que devem ser considerados quando for feito o planejamento alimentar pré e pós-treino da pessoa. É por essas e outras razões que especialistas, com tanta frequência, reforçam a importância de um acompanhamento nutricional.

 

 Dores também podem ser evitadas se as pessoas se alimentarem adequadamente de acordo com o foco. O músculo, por exemplo, depois do treino, precisa de nutrientes para se reconstituir, e se isso acontecer de forma correta, ele não será prejudicado. 

 

Cinco dicas para uma alimentação rápida e saudável antes dos exercícios combinar proteínas e carboidratos pode influenciar no peso.

 

A modalidade e a intensidade não influenciam no tipo de alimento e, sim, na quantidade de reposição. Independente da modalidade e se o nível do exercício for leve, moderado ou avançado, o carboidrato é essencial para repor os nutrientes.

 

Após o exercício, nutricionistas recomenda que a pessoa se alimente também com proteínas — carnes, leites e ovos — para que ocorra a reconstrução da massa muscular. Mas após o exercício físico, o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico — pães e massas integrais — continua sendo muito importante, pois a alimentação do "pós" tem como objetivo repor as reservas energéticas que foram gastas durante o treino. Além disso, a refeição combinando carboidratos e proteínas deve ser feita logo após as atividades.