Telefone - Academia Stayfit (44) 3055 4343Whatsapp - Academia Stayfit (44) 9 9945 4343

A Importância do Exercício Físico no Processo de Envelhecimento

Postado dia 25/11/2015 15:25:42 - Por: Roni Peterson da Silva
A Importância do Exercício Físico no Processo de Envelhecimento

O envelhecimento faz parte do processo maturacional e evolutivo do ser humano.

 

A partir da década de 50 vem ocorrendo uma mudança na pirâmide etária mundial, onde sua base era constituía por crianças e hoje já se faz evidente na maior parte de pessoas idosas.

 

O envelhecimento é um processo caracterizado por alterações fisiológicas, bioquímicas, e psicológicas que causam a redução da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, que termina por levar a morte.

 

Algumas doenças são notórias na vida dos idosos, como a perda da força muscular, a redução da densidade óssea, o aumento da gordura corporal, elevação da pressão arterial entre outros.

 

A prática regular de exercícios físicos para pessoas da terceira idade além de ser fundamental, a rotina de exercícios físicos traz resultados quase que imediatos, pois estes são visíveis a curto prazo.

 

Entre os benefícios da prática de exercícios físicos pode se destacar a diminuição de riscos de quedas e fraturas, melhora significativa dos graus de hipertensão arterial, osteoporose, artrite e depressão, os exercícios físicos também pode reduzir a taxa de gordura corporal e aumento de força muscular, além de garantir a autonomia do dia a dia.

 

Com o envelhecimento o idoso traz consigo o desgaste natural do seu corpo, consequentemente a redução das suas valências físicas, fazendo com que ele fique debilitado e tenha menos oportunidades e eficiência de seu aparelho locomotor dificultando suas atividades diárias. O idoso tem a oportunidade de reverter e equilibrar esse quadro através da prática regular de exercícios de maneira planejada e eficaz.

 

Você idoso que pretende melhorar sua qualidade de vida, venha conhecer nossas instalações, a academia Stay Fit está preparada para atendê-lo com profissionais qualificados e programas de treinamento individualizado para cada necessidade.